sexta-feira, 30 de março de 2012

MISSA DE CURA E LIBERTAÇÃO EM MATOZINHOS


DIA 30 DE MARÇO (ÚLTIMA SEXTA-FEIRA DO MÊS)
MISSA DO BOM JESUS QUE NOS CURA E LIBERTA ÀS 19:30MIN E VIA SACRA MEDITANDO SOBRE O TEMA DA CAMAPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA NO PÁTIO DO SANTUÁRIO.
ESTA É UMA CELEBRAÇÃO ESPECIAL DE RENOVAÇÃO DE FÉ E AGRADECIMENTOS POR GRAÇAS ALCANÇADAS. PARTICIPE, TRAGA SEUS PEDIDOS, AGRADECIMENTOS...OU APENAS CONVERSE E DESABAFE COM DEUS E SUA VIDA TOMARÁ OUTRO RUMO.

VENHAM TODOS REZAR E PREPARAR MELHOR PARA A SEMANA SANTA!

DIA 01 DE ABRIL (DOMINGO) MISSA E BÊNÇÃO DOS RAMOS E PROCISSÃO ÀS 08:30MIN E 11H.

SEJAM TODOS BEM VINDOS E TENHAM TODOS UMA SEMANTA SANTA CHEIA DE FÉ.

.................................................................................................................................................................

sexta-feira, 23 de março de 2012

PREFEITURA ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO PRÉ VESTIBULAS MUNICIPAL

Escola Municipal Manuel Gonçalves d’Ascensão, localizada no antigo Colégio Sul Fluminense
A prefeitura de Paraíba do Sul através da Secretária de Educação iniciará nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Curso Pré Vestibular Municipal.
As inscrições poderão ser feitas no período de 19 a 30 de março, de segunda á sexta-feira, no horário das 18h30m á 21 horas na Escola Municipal Manuel Gonçalves d’Ascensão, no antigo Colégio Sul Fluminense, na Rua Visconti da Paraíba.
O projeto tem como objetivo oportunizar gratuitamente aos jovens sulparaibanos condições de concorrer às vagas ofertadas nas principais instituições de ensino superior do Estado, através dos exames vestibulares.

Para realizar a inscrição serão necessários os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3x4, e declaração de conclusão Ensino Médio. Poderão se inscrever somente alunos do 3° ano ou os que já concluíram o Ensino Médio.
O projeto acontece há alguns anos e aprovou muitos alunos em concursos e vestibulares de todas as áreas.
Para maiores esclarecimentos procurar a professora Fabiana na Escola Municipal Manoel Gonçalves.

“Esse projeto foi criado para facilitar a vida dos jovens que buscam oportunidades no mercado de trabalho. O desafio é melhorar a qualidade do ensino, proporcionando desenvolvimentos educacional e profissional. O sucesso depende exclusivamente de cada um. Quanto maior a dedicação melhor será o resultado", ressaltou o prefeito Gil Leal.
Notícia enviada por SECOM em 19/03/2012  
                                                                                           Fonte: http://www.paraibanet.com.br/

FEIRINHA DE ROUPAS ITINERANTE EM SEBOLLAS

 Neste sábado dia 24, estará acontecendo pela primeira vez em Sebollas a feira de roupas itinerante com expositores da Rua Tereza, Feirão das Fábricas, Bingen, Cascatinha, entre outros.
Serão barracas com roupas masculinas, femnininas, infantins, roupa íntima, bijuterias e muito mais.
A Feirinha vai ser montada na pracinha velha no centro de Sebollas à partir das 10:00 hs da manhã.
Será uma grande oportunidade para os moradores e visitantes terem acesso a roupas de qualidade por um preço acessível e na tendência da moda.
A feira será organizada pela AERB - Associação Emprego e Renda Brasil e trará ainda muitas novidades nos próximos meses. Mais informações pelos telefone: (24) 9233-5944
O site www.sebollas.com.br é um parceiro e apóia a feirinha da AERB.

quarta-feira, 21 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA EM SEBOLLAS E SARDOAL



SEMANA SANTA NA PARÓQUIA SANTANA DE INCONFIDÊNCIA E NA CAPELA DE SARDOAL


EM INCONFIDÊNCIA


DIA 01 DE ABRIL (DOMINGO)
ÀS 19H – BÊNÇÃO DOS RAMOS, PROCISSÃO E SANTA MISSA.


EM INCONFIDÊNCIA
DIA 03 (TERÇA-FEIRA SANTA)
 ÀS 19H – SANTA MISSA E PROCISSÃO DO ENCONTRO


EM INCONFIDÊNCIA E SARDOAL


DIA 05 (QUINTA- FEIRA SANTA)
ÀS 20H – SANTA MISSA COM O RITO DO LAVA PÉS E TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E ADORAÇÃO ATÉ A 12H.


DIA 06 (SEXTA-FEIRA SANTA)


EM SARDOAL
INÍCIO DA  ADORAÇÃO DE  08H ATÉ ÀS 15H.
ÀS 15H A CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO


EM INCONFIDÊNCIA.
INÍCIO DA  ADORAÇÃO DE  08H ATÉ ÀS 17H.
 ÀS 17H – CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E MORTE DE CRISTO NA CRUZ. LOGO EM SEGUIDA PROCISSÃO COM AS IMAGENS DE  SENHOR MORTO E NOSSA SENHORA DAS DORES PELAS RUAS


DIA 07 (SÁBADO SANTO)


EM INCONFIDÊNCIA E SARDOAL
ÀS 20H – CELEBRAÇÃO DA GRANDE VIGÍLIA PASCAL. BÊNÇÃO DO FOGO, DA ÁGUA E RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS BATISMAIS.


DIA 08 (DOMINGO DE PÁSCOA)


EM RIO MANSO 
ÀS 08:30H – SANTA MISSA
NO SERTÃO DO CALIXTO
ÀS 10:30H – SANTA MISSA


EM MATOSINHOS
ÀS 08H E 11h SANTA MISSA
ÀS 10H- BATIZADOS


NA MATRIZ DE INCONFIDÊNCIA
ÀS 19H – SANTA MISSA.



CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!!!

 Visto: Pe Márcio Damasceno

quarta-feira, 14 de março de 2012

21 DE ABRIL, PROGRESSO OU ENROLAÇÃO?


      A data mais aguardada pela população de Inconfidência(Sebollas) está chegando. 21 de abril, onde as coisas acontecem ou teriam que acontecer perdeu nesses últimos quatro anos a razão de ser o motivo de várias mudanças positivas em nossa comunidade, pois, quem o deveria fazer parece não estar preocupado em melhorar a vida de um lugar histórico, aconchegante e que será em breve uma grande região de veranistas em nossa cidade.
Também pelo fato de Sebollas não ter um vereador e os que se dizem políticos atuais do lugar terem o rabo prezo com os mandatários políticos do município, nunca houve nesse período uma cobrança séria, ríspida e objetiva.
Esgoto correndo pela rua Galdino Rodrigues,  estradas esburacadas e cobertas de mato a meses, praça principal com bancos e mesas em sucatas, museu com problemas estruturais e elétricos, salas de aulas novinhas cheia de goteiras, funcionários da PMPS que fazem a manutenção e limpeza das praças e ruas sem uniformes, ferramentas ou condições dignas de trabalho e por aí vai...
Não adianta bater no peito e dizer que tem 4 kombis escolares, ônibus, e tantos agentes de saúde, pois educação e saúde, nesses casos tem a suas verbas específicas liberadas pelo governo federal.
E em 2012, o que podemos esperar? Bom, este ano pode ser uma festa inesquecível em todos os sentidos, pois vamos comemorar 40 anos de inauguração de nosso querido e importante Museu Sacro-Histórico de Tiradentes.
Ainda é cedo para dizer se o 21 de abril de 2012 terá progresso ou novamente enrolação, pois temos tempo para realizar muita coisa até a referida data. O certo é que vamos comemorar com muito orgulho o aniversário de fundação de nosso museu e quem sabe comemorar e inaugurar obras concretas, importantes e que farão a diferença em nosso desenvolvimento.

PRAZO PARA TIRAR O TÍTULO OU TROCAR DE DOMICÍLIO ELEITORAL


 Os eleitores ou futuros eleitores têm até o dia 09 de maio para tirar o título ou transferir o domicílio eleitoral, caso tenha mudado de bairro ou cidade. 

Para aqueles que querem votar pela primeira vez, basta procurar o cartório eleitoral mais próximo munido de carteira de identidade e comprovante de residência e ter no mínimo 16 anos (ou completar 16 até o dia 07 de outubro), neste caso o voto e a obrigatoriedade em tirar o título é facultativa até os 18. Os eleitores do sexo masculino que já tenham completado 18 anos devem levar também o certificado de alistamento militar na hora de tirar o título. Em ambos os casos se já tiver, leve também seu CPF.

Para fazer a transferência do título, leve os mesmos documentos (exceto certificado de alistamento) mais o título de eleitor atual ao cartório eleitoral da cidade que reside atualmente. Neste caso, deve-se estar morando na cidade há pelo menos 3 meses. 

Se você não pode votar na última eleição por algum motivo,  compareça no cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a sua situação, neste caso pagando-se uma pequena multa de R$ 3,50 tudo se resolve.

Um título de eleitor será cancelado por:
a) deixar de votar sem justificar em 03 (três) eleições consecutivas;
b) se o Município onde o eleitor vota for submetido ao processo de revisão do eleitorado e o eleitor não comparecer ao seu Cartório Eleitoral para a revisão;
c) óbito do eleitor;
d) duplicidade de títulos;
e) perda dos direitos políticos.

Os documentos necessários para fazer a regularização do título são:
a) Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento/Casamento ou qualquer outro documento público;
b) Título de Eleitor;
c) Comprovante(s) de Votação(ões) e de Justificativa(s) se o eleitor ainda tiver;
d) Comprovante de residência atual.

OBS: AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012 PARA PREFEITO, VICE-PREFEITO E VEREADORES SERÃO REALIZADAS NO DIA 07 DE OUTUBRO(1º TURNO)

REGULARIZE A SITUAÇÃO DE SEU TÍTULO!
NÃO DEIXE DE VOTAR!
O FUTURO MELHOR QUE VOCÊ DESEJA PODE ESTAR NO SEU VOTO!

sábado, 10 de março de 2012

A LIÇÃO DO BAMBÚ


Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Um escritor americano escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês":
você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento,e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos,de nossos sonhos... especialmente no nosso trabalho, (que é sempre um grande projeto em nossas vidas)
É que devemos lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Tenha sempre dois hábitos:
Persistência e Paciência, pois você merece alcançar todos os sonhos!!!
É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão.

Autor desconhecido

sexta-feira, 9 de março de 2012

CONSÓRCIO CHINÊS VENCE LICITAÇÃO E FABRICARÁ 60 TRENS EM TRÊS RIOS

 Mais uma boa notícia foi divulgada no início do mês. Serão centenas de novos empregos e muitas oportunidades para vários segmentos. Você joven que deseja uma boa oportunidade, procure se informar sobre os melhores cursos técnicos que se encaixem nesses empregos e prepare-se para uma boa oportunidade.
R$ 215 milhões devem ser investidos na instalação de unidade em Três Rios
A confirmação pela Secretaria de Transportes do estado do Rio de Janeiro de que o consórcio CMC-CNR-CRC (formado pelas empresas China National Machinery Import&Export Corporation, China Northern Railway e Changchun Railway Vehicle) venceu a licitação para o fornecimento de 60 trens para a Supervia foi uma grande notícia para a indústria trirriense, especialmente a ferroviária. Isso porque, em junho de 2011 o presidente a China Northern Railway, Cui Dianguo, anunciou que a empresa, caso vencesse a licitação, instalaria seu parque fabril em Três Rios, através de uma parceria com a TTrans. Na época o presidente da CNR anunciou que seria realizado um investimento de US$ 125,8 milhões, o equivalente a R$ 200 milhões. Com a cotação atual do dólar de US$ 1,71 (29/02), o investimento em reais está avaliado de R$ 215,1 milhões, destinado à aquisição de maquinário e modernização da fábrica. 
Para vencer a licitação o consórcio CMC-CNR-CRC, que disputou o negócio com Consortium MPE-CSR, Hyundai Rotem Company, Alstom Brasil Energia e Transporte e Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), ofereceu como preço de venda de R$ 9.052.851,41 por trem, 5,7% a menos do que o valor unitário cobrado em 2009 (R$ 9.596.022,49) para o fornecimento de 30 trens, que ainda não foram completamente entregues. Considerando os 60 trens o estado teve uma economia de R$ 3.259.264,91.
Nos próximos 30 dias a Secretaria de Transportes vai analisar as propostas técnicas para verificar se a documentação apresentada pelo consórcio chinês atende a todas as exigências do edital. Esse é um procedimento normal, apenas burocrático, visando atender às exigências do convênio com o principal financiador do investimento, o Banco Mundial (BIRD). 
Como o consórcio terá prazo de 18 meses a partir da assinatura do contrato (que deve ocorrer, no máximo, em abril), para entregar a primeira unidade à Secretaria, a adequação das instalações da TTrans deve começar ainda no primeiro semestre. Para que a unidade atenda às exigências do empreendimento, a prefeitura de Três Rios garantiu a cessão de um terreno de 12 mil metros quadrados, vizinho à TTrans, para a CNR. Segundo a previsão do presidente da CNR, Cui Dianguo, no pico de produção deverão trabalhar no parque fabril de Três Rios aproximadamente 2,5 mil ferroviários. De acordo com o contrato, todas as 60 unidades deverão ser entregues até 2015.
Para garantir que a empresa chinesa se instale no Rio de Janeiro, especificamente em Três Rios, o governo do estado concedeu isenção de ICMS sobre a produção.
Aumento da produção
Além dos 60 trens encomendados pelo governo do estado, faz parte do projeto olímpico para a ampliação da capacidade de transporte da Supervia a aquisição, pela empresa, de outros 30 trens. O consórcio CMC-CNR-CRC tem quase 100% de possibilidades de ser o escolhido para fornecer os trens, devido à necessidade de compatibilidade do sistema metropolitano. Mantidos os valores de licitação esses 30 trens custarão à Supervia R$ 271.585.542,30 e também serão construídos em Três Rios.
Após o encerramento desses contratos a unidade da CNR na cidade não será desativada, uma vez que a empresa possui contratos com outros estados brasileiros, além do Metrô, e irá fazer de Três Rios sua base para as operações na América do Sul, onde estuda entrar nos mercados da Argentina, Chile e Uruguai, principalmente.

Fonte: www.entreriosjornal.com.br

CANDIDATOS DE 2012 DEVEM ESTAR COM AS CONTAS DA CAMPANHA APROVADA

 
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram a resolução que trata da prestação de contas nas Eleições 2012. A principal novidade trazida na resolução deste ano é referente à exigência de aprovação das contas eleitorais para a obtenção da certidão de quitação eleitoral e, em consequência, do próprio registro de candidatura. A decisão foi tomada por maioria de votos (4 x 3). Esta resolução define ainda as regras para a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros, bem como para prestação de contas da utilização desses valores.
 
Quitação eleitoral
Ao apresentar seu voto-vista, a ministra Nancy Andrighi defendeu a exigência não apenas da apresentação das contas, como ocorreu nas Eleições 2010, mas também da sua aprovação pela Justiça Eleitoral para fins de obter a certidão de quitação eleitoral. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer. De acordo com a ministra, não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral o candidato que tiver suas contas reprovadas.
 
“O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Nancy Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.
Ela destacou ainda que existem mais de 21 mil candidatos que tiveram contas reprovadas e que se encaixam nessa situação.
 
Por essas razões, a ministra sugeriu a inclusão de um dispositivo na resolução para se adequar ao novo entendimento. O dispositivo a ser incluído já estava previsto na Resolução nº 22.715/2008 (artigo 41, parágrafo 3º) e prevê que “a decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral”.
 
Na versão anterior, esse dispositivo previa que o candidato ficaria impedido de receber tal quitação durante todo o curso do mandato ao qual concorreu. Mas a maioria dos ministros decidiu não estabelecer o tempo do impedimento, que será analisado caso a caso.
 
Nesse sentido formaram a maioria as ministras Nancy Andrighi, Carmen Lúcia, juntamente com o ministro Marco Aurélio e o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.
 
Artigo 54
Outra alteração inserida na resolução foi proposta pelo ministro Marco Aurélio em relação ao artigo 54. A redação deste artigo, que antes previa que nenhum candidato poderia ser diplomado até que suas contas fossem julgadas, agora será idêntica ao artigo 29, parágrafo 2º, da Lei nº 9.504/1997.
 
O dispositivo prevê que “a inobservância do prazo para encaminhamento das prestações de contas impede a diplomação dos eleitos, enquanto perdurar”. Essa alteração foi aprovada pela maioria formada pelos ministros Marco Aurélio, Marcelo Ribeiro, Carmen Lúcia, Nancy Andrighi e Ricardo Lewandowski.
 
A alteração foi necessária para que os candidatos não sejam prejudicados pela possibilidade de as contas não serem analisadas antes da diplomação, o que é de responsabilidade dos tribunais e não dos candidatos.
 
Regras
Entre as demais regras estabelecidas na resolução, está a exigência de requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro para o início da arrecadação de recursos. Além disso, é necessário ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e conta bancária especificamente destinada a registrar a movimentação financeira de campanha.
 
A resolução também prevê as punições que serão aplicadas no caso de os gastos com a campanha extrapolarem os limites estabelecidos previamente pelo partido de cada candidato. De acordo com o parágrafo 5º do artigo 3º da resolução, o gasto além do limite ficará sujeito ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso, valor que deverá ser recolhido no prazo de cinco dias úteis. O candidato que gastar em excesso também poderá responder por abuso de poder econômico.
 
Comitê financeiro
A resolução ainda determina que cada partido político deverá constituir comitês financeiros com a finalidade de arrecadar recursos e aplicá-los nas campanhas eleitorais. O prazo para a constituição desses comitês é de 10 dias úteis após a escolha de seus candidatos em convenção partidária. E, depois de constituídos, os comitês deverão ser registrados dentro de cinco dias perante o juízo eleitoral responsável pelo registro dos candidatos.
 
Doações
A norma aprovada especifica ainda as regras para as doações, inclusive pela internet, feitas por pessoas físicas e jurídicas. As doações podem ser feitas por meio de cheques cruzados e nominais, transferência bancária, boleto de cobrança com registro ou cartão de crédito ou cartão de débito. Caso as doações sejam feitas em depósitos em espécie, deve estar devidamente identificado com o CPF/CNPJ do doador.
 
Propaganda eleitoral
O TSE também alterou a resolução nº 23.370/2011, que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições de 2012. A nova redação do Art. 1º O § 3º do art. 10 da resolução proíbe a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause danos.
 
Datas
As datas definidas para a prestação de contas de campanha estão previstas no capítulo II da resolução. Nos municípios em que houver apenas primeiro turno, os candidatos, partidos e comitês financeiros deverão enviar até o dia 6 de novembro de 2012 a prestação com a movimentação financeira referente ao primeiro turno.
 
Aqueles que concorrerem ao segundo turno deverão apresentar as contas referentes aos dois turnos até o dia 27 de novembro de 2012.
 
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram a resolução que trata da prestação de contas nas Eleições 2012. A principal novidade trazida na resolução deste ano é referente à exigência de aprovação das contas eleitorais para a obtenção da certidão de quitação eleitoral e, em consequência, do próprio registro de candidatura. A decisão foi tomada por maioria de votos (4 x 3). Esta resolução define ainda as regras para a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros, bem como para prestação de contas da utilização desses valores.
 
Quitação eleitoral
Ao apresentar seu voto-vista, a ministra Nancy Andrighi defendeu a exigência não apenas da apresentação das contas, como ocorreu nas Eleições 2010, mas também da sua aprovação pela Justiça Eleitoral para fins de obter a certidão de quitação eleitoral. A certidão de quitação eleitoral é documento necessário para obtenção do registro de candidatura, sem o qual o candidato não pode concorrer. De acordo com a ministra, não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral o candidato que tiver suas contas reprovadas.
 
“O candidato que foi negligente e não observou os ditames legais não pode ter o mesmo tratamento daquele zeloso que cumpriu com seus deveres. Assim, a aprovação das contas não pode ter a mesma consequência da desaprovação”, disse Nancy Andrighi ao reafirmar que quem teve contas rejeitadas não está quite com a Justiça Eleitoral.
Ela destacou ainda que existem mais de 21 mil candidatos que tiveram contas reprovadas e que se encaixam nessa situação.
 
Por essas razões, a ministra sugeriu a inclusão de um dispositivo na resolução para se adequar ao novo entendimento. O dispositivo a ser incluído já estava previsto na Resolução nº 22.715/2008 (artigo 41, parágrafo 3º) e prevê que “a decisão que desaprovar as contas de candidato implicará o impedimento de obter a certidão de quitação eleitoral”.
 
Na versão anterior, esse dispositivo previa que o candidato ficaria impedido de receber tal quitação durante todo o curso do mandato ao qual concorreu. Mas a maioria dos ministros decidiu não estabelecer o tempo do impedimento, que será analisado caso a caso.
 
Nesse sentido formaram a maioria as ministras Nancy Andrighi, Carmen Lúcia, juntamente com o ministro Marco Aurélio e o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.
 
Artigo 54
Outra alteração inserida na resolução foi proposta pelo ministro Marco Aurélio em relação ao artigo 54. A redação deste artigo, que antes previa que nenhum candidato poderia ser diplomado até que suas contas fossem julgadas, agora será idêntica ao artigo 29, parágrafo 2º, da Lei nº 9.504/1997.
 
O dispositivo prevê que “a inobservância do prazo para encaminhamento das prestações de contas impede a diplomação dos eleitos, enquanto perdurar”. Essa alteração foi aprovada pela maioria formada pelos ministros Marco Aurélio, Marcelo Ribeiro, Carmen Lúcia, Nancy Andrighi e Ricardo Lewandowski.
 
A alteração foi necessária para que os candidatos não sejam prejudicados pela possibilidade de as contas não serem analisadas antes da diplomação, o que é de responsabilidade dos tribunais e não dos candidatos.
 
Regras
Entre as demais regras estabelecidas na resolução, está a exigência de requerimento do registro de candidatura ou do comitê financeiro para o início da arrecadação de recursos. Além disso, é necessário ter Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e conta bancária especificamente destinada a registrar a movimentação financeira de campanha.
 
A resolução também prevê as punições que serão aplicadas no caso de os gastos com a campanha extrapolarem os limites estabelecidos previamente pelo partido de cada candidato. De acordo com o parágrafo 5º do artigo 3º da resolução, o gasto além do limite ficará sujeito ao pagamento de multa no valor de cinco a dez vezes a quantia em excesso, valor que deverá ser recolhido no prazo de cinco dias úteis. O candidato que gastar em excesso também poderá responder por abuso de poder econômico.
 
Comitê financeiro
A resolução ainda determina que cada partido político deverá constituir comitês financeiros com a finalidade de arrecadar recursos e aplicá-los nas campanhas eleitorais. O prazo para a constituição desses comitês é de 10 dias úteis após a escolha de seus candidatos em convenção partidária. E, depois de constituídos, os comitês deverão ser registrados dentro de cinco dias perante o juízo eleitoral responsável pelo registro dos candidatos.
 
Doações
A norma aprovada especifica ainda as regras para as doações, inclusive pela internet, feitas por pessoas físicas e jurídicas. As doações podem ser feitas por meio de cheques cruzados e nominais, transferência bancária, boleto de cobrança com registro ou cartão de crédito ou cartão de débito. Caso as doações sejam feitas em depósitos em espécie, deve estar devidamente identificado com o CPF/CNPJ do doador.
 
Propaganda eleitoral
O TSE também alterou a resolução nº 23.370/2011, que dispõe sobre a propaganda eleitoral e as condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições de 2012. A nova redação do Art. 1º O § 3º do art. 10 da resolução proíbe a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause danos.
 
Datas
As datas definidas para a prestação de contas de campanha estão previstas no capítulo II da resolução. Nos municípios em que houver apenas primeiro turno, os candidatos, partidos e comitês financeiros deverão enviar até o dia 6 de novembro de 2012 a prestação com a movimentação financeira referente ao primeiro turno.
 
Aqueles que concorrerem ao segundo turno deverão apresentar as contas referentes aos dois turnos até o dia 27 de novembro de 2012.
 

quarta-feira, 7 de março de 2012

ALGUNS CONCURSOS PÚBLICOS EM ANDAMENTO

 Eis aí algums oportunidades abertas para concursos públicos no Estado do Rio de Janeirto

· Concurso CEP 28 - Rio de Janeiro-RJ: Edital 517 vagas - até 11/03/2012
· Concurso Prefeitura de Macuco-RJ 2012: Edital 50 vagas - até 20/03/2012
· Concurso Inspetor de Segurança da SEAP/RJ 2012: Edital 800 vagas - até 08/04/2012
· Concurso Câmara Municipal de Resende-RJ: Inscrições até 19/03/2012
· Concurso Pinheiral RJ 2012: Edital 39 vagas - até 15/03/2012
· Concurso Professor Rio de Janeiro-RJ 2012: Edital 110 vagas - até 08/03/2012
· Concurso Câmara Duque de Caxias RJ 2012: Edital 57 vagas - até 03/04/2012
· Concurso FUSAR Angra dos Reis-RJ: Edital 402 vagas - até 11/03/2012
· Concurso UFRJ 2012: Edital 197 vagas Técnico-Administrativo - até 18/03/2012
· Concurso Prefeitura de Bom Jardim-RJ 2012: Edital 97 vagas - até 07/03/2012
· Concurso Polícia Civil RJ 2012: Edital 600 vagas Inspetor de Polícia - até 29/03/2012
· Concurso Rio das Flores RJ 2012: Edital 220 vagas - até 18/03/2012
· Concurso Campos dos Goytacazes RJ 2012: Edital 1.028 vagas - até 22/03/2012
· Concurso Rio das Ostras RJ 2012: Edital 3.482 vagas - até 11/03/2012

POLÍTICA EM FOCO



ESTAMOS DE VOLTA

Depois de alguns meses, volto a postar a coluna política em foco com notícias, especulações, conclusões e aspectos da política sulparaibana.

PARAÍBA DO SUL

Não poderia deixar de falar inicialmente sobre  a situação atual de nosso município que hora seus administradores  mostram competência e muito mais horas ainda mostram o contrário. Como exemplo positivo o belíssimo carnaval organizado pelo Secretário Adriano Silva e a inauguração da escola técnica com faculdade no prédio do antigo Sul Fluminense.. Os pontos negativos são os buracos, a falta de diálogo entre secretarias na obra de revitalização do cais do porto, as pulgas e o abandono do Museu de Sebollas, além de inúmeras promessas de campanha que nem se quer foram verbalmente faladas...e por aí vai!!!

POUPEI A PMPS E AINDA SE CHATEARAM COMIGO

Essa eu tenho que contar. Eu, meus amigos e muitos moradores de Sebollas temos um carinho enorme pelo nosso Museu Sacro Histórico de Tiradentes e nós, somente nós sabemos de sua importância turística para a comunidade. Depois que um (vários) turistas ao entrarem no museu tiveram as suas pernas enfestadas de pulgas, resolvemos colocar a boca no trambone atravéns de jornais e da Tv Rio Sul para que a PMPS resolvesse o problema de forma eficaz, pois, não queríamos em hipótese nenhuma que nossa comunidade e nosso museu saissem com o filme queimado e os turistas falassem mal de nós. Fizemos a matéria com a Tv Rio Sul e apenas fizemos uma orientação matemática simples para se resolver o problema tendo em vista que já tinham dedetizado duas ou três vezes e o proplema continuava. O que é melhor? dedetizar dezenas de vezes e as pulgas nunca acabarem ou tapar a entrada dos cães e dedetizar no máximo mais duas vezes dando fim as pulgas? É claro que a segunda opção ficaria mais barata e seria mais eficaz né! Pois esse raciocínio matemático na entrevista deixou o Prefeito chateado e uma funcionária da Cultura mais ainda, pois chegou a dizer: - Esses roceiros estão achando que vão tomar o meu emprego? Eles estão enganados! Juro que não entendi e nem sei de quem ela estaria falando...

PREFEITÁVEIS

Está chegando a hora das convenções que irão definir os candidatos a prefeito no pleito deste ano. Por enquanto, dos que anunciaram suas pré-candidaturas, apenas Canela, Graça Marco e Professor Roberto continuam afirmando que serão. Alcino do PSC confidenciou a amigos que não sairá do Detro para disputar as eleições. Mariângela não tem se pronunciado, mas ainda é uma das mais cobiçadas para ser vice. Marcinho agora desponta como provável candidato e seu nome tem agradado a muitos eleitores. Já se ouve com mais frequência também o nome do Secretário Gustavo para ser o provável candidato do prefeito Gil Leal. Nos próximos dias muitas novidades irão surgir para apimentar ainda mais essa corrida.

FICHA LIMPA

A lei da ficha limpa aprovada no final de fevereiro vai dar novos rumos em algumas nominatas na corrida pela câmara de vereadores de Paraíba do Sul. Alguns pré-candidatos estariam tentando buscar meios de escapar da lei, mas provávelmente uns 30 já estariam barrados. A aprovação da lei da ficha limpa foi uma vitória a favor da moral e da renovação política em todo o país.

SEBOLLAS

A população de Sebollas já aguarda anciosa pelas melhorias tradicionais que antecedem o dia de Tiradentes. A nossa única preocupação é que são muitos os problemas na comunidade para serem resolvidos e possívelmente nem tudo será feito a tempo. As estradas tem que ser capinadas, desobistruídas e acertada pois tem inúmeros buracos. A praça tem q ter suas cadeiras e bancos consertados. O museu tem que ter o telhado consertado, parte elétrica e hidráulica e ainda dar fim definitivo as pulgas, além de outras mais importantes que não podemos dizer aqui.

40 ANOS DE MUSEU DE TIRADENTES

A população de Sebollas juntamente com o Pe Márcio já se movimentam na prepararação de uma grande festa para a comemoração dos 40 anos do Museu de Tiradentes em 21 de abril. Seriam 3 dias de festa com forró na sexta dia 20 a noite, pagodão dia 21 depois da cerimônia e forró para fechar a noite. No domingo mais um grande show de forró. Segundo o Pe Márcio, nos próximos dias ele já irá começar os contatos com a PMPS e com possíveis patrocinadorse para ajudá-lo nos shows.

POR FALAR EM MUSEU

Depois da matéria que fizemos na TV Rio Sul, o Museu já foi dedetizado 3 vezes e as pulgas temporariamente acabaram, mas se os cães continuarem embaixo da lage que continua aberta...

sexta-feira, 2 de março de 2012

CVT SERÁ INAUGURADO NO FINAL DE MARÇO EM TRÊS RIOS



No final do mês de março, a prefeitura inaugura o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do município de Três Rios. As obras estão em fase de finalização e o local escolhido para abrigar o CVT foi a Avenida Enéas Torno, próximo ao prédio do Ministério Público.
 
Projetado para atender a população local, o Centro de Vocação Tecnológica oferece cursos de qualificação profissional e vai atender a 2.354 alunos por ano. Equipado com modernos laboratórios e oficinas para desenvolvimento tecnológico e profissional dos alunos, a instituição está numa área de aproximadamente 2.482,69 m² de área construída, utilizando tecnologia em modulados, e destes, 544,49 m² de área de laboratórios.
 
“Nosso objetivo é qualificar a mão de obra da população trirriense, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Com a chegada de tantas empresas no município, é importante que tenhamos pessoas da nossa cidade qualificadas para atender as demandas solicitadas” - afirmou o prefeito Vinicius Farah.
 
Inicialmente a unidade oferecerá os seguintes cursos de qualificação: Informática I, Montagem e Manutenção de computadores, Auxiliar em Administração de Redes, Pedreiro de Alvenaria, Pintor de Obras, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Carpinteiro de Obras, Almoxarife de Obras, Encanador Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Inglês, Espanhol, Violão, Teclado, Percussão/Bateria e Cavaquinho.  Para quem já concluiu o ensino médio serão disponibilizados os cursos técnicos em edificações e em informática. Além disso, será atingido também o ensino superior, com curso tecnólogo em logística.

ENTREVISTA DO VEREADOR MARCINHO AO ENTRE-RIOS JORNAL


Em entrevista ao ENTRE-RIOS JORNAL, vereador Marcinho analisa a situação econômica do município e aponta caminhos para alavancar o desenvolvimento
 
“Paraíba do Sul não se preparou para o desenvolvimento”. A constatação é do vereador Marcinho, que na tarde de ontem (15) concedeu uma entrevista exclusiva ao ENTRE-RIOS JORNAL. Na ocasião, Marcinho analisou a situação econômica do município nos últimos anos e apontou caminhos que possam levar a cidade ao tão sonhado desenvolvimento e à geração de empregos. Para o vereador, o fato de Paraíba do Sul ter visto diversas empresas irem se instalar em outros municípios após baterem à sua porta buscando oportunidades se deve à falta de planejamento de governos anteriores e à alta carga tributária municipal. Ele afirmou que o município perdeu o “boom”, mas que é preciso olhar para frente e tomar medidas para que a estagnação não se transforme em um processo definitivo.
 
ENTRE-RIOS JORNAL – O município de Três Rios, por exemplo, tem o mesmo incentivo fiscal de 2% no ICMS que Paraíba do Sul. Como se explica o fato de mais de 800 empresas terem se instalado na cidade vizinha e Paraíba do Sul não ter atingindo nem 5% desta marca?
 
Vereador Marcinho – Muitas destas empresas que se instalaram na região também estiveram em Paraíba do Sul estudando a possibilidade de lá se instalarem. Só que ocorreu uma série de fatores para elas não ficarem no município. Primeiro a questão de local. Enquanto as administrações trirrienses passaram de 10 a 15 anos desapropriando e preparando áreas para receberem indústrias, o município de Paraíba do Sul não preparou um terreno sequer. Outro fator desestimulante é a falta de incentivos nos tributos municipais. Paraíba do Sul tem a maior carga tributária municipal da região. O ISS sul-paraibano é altíssimo, de 5%, enquanto nas cidades vizinhas onde os empregos estão chegando é de 2%. Além disso, cobra-se TLL, IPTU, enfim, é a maior carga tributária municipal da região e isso espanta o empresário que vai utilizar a economia que os outros municípios oferecem através de incentivos fiscais para investir ainda mais na empresa. E um terceiro ponto é ter uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico antenada e com condições de trabalho. Nos dois últimos anos o secretário Márcio Simões vem até buscando desenvolver um bom trabalho, mas se o gestor municipal não der condições de trabalho, fica difícil.
 
ENTRE-RIOS JORNAL – E a Secretaria de Indústria e Comércio de Paraíba do Sul tem esse apoio?
 
Vereador Marcinho – Quando se analisa o orçamento do município percebe-se que geração de empregos não é prioridade em Paraíba do Sul. O valor destinado para a pasta Indústria e Comércio é o menor, não tem dinheiro para nada, tirando o salário do secretário e da equipe, não deve sobrar nem R$ 300,00 por mês para investir na geração de renda e emprego. Se não fosse a boa vontade do secretário Márcio, de sua equipe e o apoio que o CDL dá, a situação estaria ainda pior.  
 
ENTRE-RIOS JORNAL – E a instalação da Lemgruber e as futuras instalações da MRS, não são pontos positivos?
Vereador Marcinho – Claro que sim. Para você ver como Paraíba do Sul tem potencial para receber grandes e médias empresas. Mesmo sem dar qualquer incentivo e atrativo as empresas querem e vem por conta própria se instalar aqui. Agora imagina se reduzirmos nossa carga tributária, se prepararmos mais áreas para recebê-las e dermos condições para a Secretaria de Indústria e Comércio trabalhar, se criarmos uma companhia de desenvolvimento para o município? Se assim fizermos, ao invés de duas poderíamos ter instalado mais de duzentas como aconteceu com os municípios vizinhos.
 
ENTRE-RIOS JORNAL – Quais as saídas para Paraíba do Sul atrair novas empresas?
 
Vereador Marcinho – A primeira coisa que deve ser feita é dar atenção às empresas que já estão instaladas. A Globo Aves, por exemplo, gera 250 empregos diretos e não tem a infraestrutura de que precisa: quando chove tanto caminhões quanto ônibus de empregados ficam agarrados e quebrados. A Rograne, que gera aproximadamente 200 empregos diretos, é outra que sofre por causa de apenas 800 metros de estrada que há uma década prometem asfaltar e não fazem. Precisa reduzir a carga tributária municipal, desapropriar terrenos na Barrinha e em Barão de Angra (BR 393) para se criar distritos industriais, transformar a geração de emprego e renda em uma prioridade no município, criar uma companhia de desenvolvimento dando condições para a Secretaria de Indústria e Comércio trabalhar. 
 
ENTRE-RIOS JORNAL – E qual papel da Câmara de Vereadores nesta redução da carga tributária? Ela pode legislar neste aspecto?
 
Vereador Marcinho – Tem de ser um projeto de iniciativa do Poder Executivo, juntamente com o estudo do impacto econômico e financeiro, para só depois a Câmara aprovar. Eu mesmo tenho diversas indicações e ante-projetos solicitando estes incentivos fiscais. Se o executivo mandar hoje o projeto de incentivo fiscal tenho certeza que a Câmara aprova imediatamente

NÃO USE DROGAS

Drogas

Conceitos
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).

Intoxicação Aguda
É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.

Uso Nocivo
É um padrão de uso de substância psicoativa que está causando dano à saúde. O dano pode ser físico (como no caso de hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental (ex. episódio depressivo secundário a um grande consumo de álcool).

Toxicomania
A toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sintética). Suas características são:
1 - irresistível desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar droga.
2 - tendência a aumentar a dose.
3 - dependência de ordem psíquica (psicológica), às vezes física acerca dos efeitos das drogas.

Breve história das drogas
A longa trajetória das substâncias psicotrópicas com o passar dos milênios.
Clique e confira!

Síndrome de Dependência
É um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor.
Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (frequentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas as quais podem ou não terem sido prescritas por médicos.

Codependência
Codependência é uma doença emocional que foi "diagnosticada" nos Estados Unidos por volta das décadas de 70 e 80, em uma clínica para dependentes químicos, através do atendimento a seus familiares. Porém, com os avanços dos estudos das causas e dos sintomas, que são vários, chegou-se à conclusão de que esta doença atinge não apenas os familiares dos dependentes químicos, mas um grande número de pessoas, cujos comportamentos e reações perante a vida são um meio de sobrevivência.
Os codependentes são aqueles que vivem em função do(s) outro(os), fazendo destes a razão de sua felicidade e bem estar. São pessoas que têm baixa auto-estima e intenso sentimento de culpa. Vivem tentando "ajudar" outras pessoas, esquecendo, na maior parte do tempo, de viver a própria vida, entre outras atitudes de auto-anulação. O que vai caracterizar o doente é o grau de negligenciamento de sua própria vida em função do outro e de comportamentos insanos.
A codependência também pode ser fatal, causando morte por depressão, suicídio, assassinato, câncer e outros. Embora não haja nas certidões de óbito o termo codependência, muitas vezes ela é o agente desencadeante de doenças muito sérias. Mas pode-se reverter este quadro, adotando-se comportamentos mais saudáveis. Os profissionais apontam que o primeiro passo em direção à mudança é tomar consciência e aceitar o problema. 

Abstinência Narcótica
Independente de sexo ou idade, na gravidez ou não, sempre que se suspendem de forma abrupta os narcóticos, poderá eclodir numa pessoa viciada nestas drogas, uma sequência de sintomas que vão caracterizar a síndrome de abstinência narcótica.

As primeiras 4 horas de abstinência
- Ansiedade, comportamento de procura da droga

As primeiras 8 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral

As primeiras 12 horas de abstinência

- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares

As primeiras 18-24 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insônia, náusea, vômitos, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, aumento da pressão arterial, hipertermia (febre), dor abdominal

As primeiras 24-36 horas de abstinência
- Ansiedade, procura da droga, lacrimejamento, coriza intensa, bocejos frequentes, sudorese excessiva, adinamia, fraqueza geral, dilatação das pupilas, tremores musculares, ondas de frio, ondas de calor, ereção dos pelos cutâneos, dores ósseas, dores musculares, insônia, náusea, vômitos, muita inquietação, aumento da frequência respiratória, pulso rápido, aumento da profundidade da respiração, aumento da pressão arterial, hipertermia (febre), dor abdominal, diarréia, ejaculação espontânea, perda de peso, orgasmo espontâneo, sinais de desidratação clínica, aumento dos leucócitos sanguíneos, aumento da glicose sanguínea, acidose sanguínea, distúrbio do metabolismo ácido-base

Síndrome de abstinência no recém-nascido
Costuma ocorrer após 48 horas do parto de uma gestante viciada em narcóticos com as características:
- Febre, tremor, irritabilidade, vômitos, hipertonicidade muscular, insuficiência respiratória, convulsão, choro agudíssimo, muitas vezes pode ocorrer a morte do recém-nascido
(Fonte: Salvar o Filho Drogado, Dr. Flávio Rotman, 2ª edição, Editora Record)

Gírias utilizadas por usuários de drogas
queimar um - fumar
mocosar - esconder
caretaço - livre de qualquer efeito da maconha
sussu - sossego
rolê - volta
pifão - bebedeira
rolar - preparar um cigarro
cabeça feita - fuma antes de ir a um lugar
chapado - sob o efeito da maconha
bad trip - viagem ruim, com sofrimentos
nóia - preocupação
marofa - fumaça da maconha
tapas - tragadas
palas - sinais característicos das drogas
larica - fome química
matar a lara - matar a fome química
maricas - cachimbos artesanais
pontas - parte final da maconha não fumada
cemitério de pontas - caixinha ou recipientes plásticos usados para guardar as pontas
pilador - socador para pressionar a maconha já enrolada dentro da seda
dichavar o fumo - soltar a maconha compactada em tijolos ou seus pedaços e separar as partes que lhe dão gosto ruim
sujeira - situação perigosa
dançou - usuário que foi flagrado fumando
mocós - esconderijos de droga
"pipou uma vez, está fisgado"
(Fonte: Anjos Caídos, Içami Tiba, 6ª edição, Editora Gente)

Exames toxicológicos e detecção de drogas
Quais tipos de exames toxicológicos existentes? Eles detectam qualquer droga?
A partir de quando eles dão positivo? - Saiba mais...

Como as Drogas Circulam no Corpo



As drogas circulam de maneira previsível pelo corpo e ganham maior velocidade e alcance a partir do momento em que entram na corrente sanguínea.
O sangue circula dos tecidos para o coração através das veias. Do coração, ele parte para os pulmões para adquirir oxigênio e liberar o dióxido de carbono. O sangue volta, então, para o coração através das artérias, carregando consigo a droga.


As drogas podem der administradas oralmente, aspiradas pelo nariz ou inaladas até os pulmões. Podem também ser injetadas através da pele, de uma camada de gordura, músculo ou dentro de uma veia (via intravenosa). A injeção intravenosa é a via que produz os efeitos mais rápidos.






(Fonte: Como agem as drogas, Gesina L. Longenecker,PH.D. Quark books. Ilustrações de Nelson W.Hee)