quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CELSINHO REPRESENTA A PARÓQUIA NO XXVI JMJ


O meu grande  amigo Celso Fernandes de Carvalho (Celsinho), foi o representante da Paróquia Sant‚ana de Inconfidência na XXVI Jornada Mundial da Juventude em Madrid na Espanha.


Durante 20 dias de viagem entre julho e agosto, Celso esteve também no Vaticano em Roma na Itália e na localidade de Sonseca na cidade de Toledo para a Pré jornada.


A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de centenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no domingo de ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua antepenúltima edição, na Alemanha em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."
  
  

Celsinho que recentemente foi nomeado Ministro da Eucaristia em Sebollas já está a 14 anos na vida religiosa. Só em Sebollas atualmente são cerca de 50 jovens no Grupo Jovem, Banda Opus Dei e Crisma, aos quais Celsinho tem grande orgulho de ser um dos líderes. Também coordena o Curso Abraço de Pai na paróquia e o Acampamento juvenil na Diocese.
Dentre os seus objetivos, ele destaca o de ajudar a fortalecer a amizade e crescer como pessoas melhores levando para o mundo o abraço do amor de Deus e principalmente resgatar pessoas que foram se perdendo como alguns alcoólatras da comunidade, aos quais ele pretende levar para o sítio do Pe. Quinha para se libertarem do vício.
Sobre a jornada Celso afirma que foram momentos mágicos e indescritíveis, pois junto com o Papa todos os jovens falavam a mesma língua. “Agora vamos aguardar com muita ansiedade a próxima jornada em 2013 que será no Rio de Janeiro e assim levarmos todos os jovens cristãos para este encontro de fé” , afirma Celsinho.

Celso no Vaticano
No Vaticano
 
Ele encerra deixando a mensagem usada pelo Papa na Jornada de Madrid:
“Um convite para a juventude se entregar à Igreja e se enraizar e edificar em Cristo, firmes na fé”.

Nenhum comentário: