O Ministério do Turismo lançou no último dia 13 um edital para selecionar cinco municípios e promovê-los como destinos-modelo de turismo religioso no país. A chamada pública do projeto Turismo Religioso: Experiências do Brasil tem o objetivo de escolher um destino que represente cada macrorregião brasileira. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 19 de agosto, e em setembro serão divulgados os selecionados.
Os interessados em participar precisam pertencer a uma das 276 Regiões Turísticas do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil – e ter oferta para o turismo religioso. Atualmente, segundo informações do ministério, mais de 370 municípios desenvolvem atividades relacionadas à religião, e quase metade deles com calendários de eventos fixados.
De acordo com o edital, os cinco destinos eleitos terão estruturação e qualificação da oferta turística. Entre as atividades, estão previstos a formação de um comitê gestor local e a elaboração de um diagnóstico da oferta municipal de turismo religioso. Também a criação de roteiro turístico oficial para o Município, que será publicado no Catálogo de Turismo Religioso Brasileiro, impresso em três idiomas - português, inglês e italiano. Os investimentos do governo federal ultrapassam R$ 700 mil.
Integrando a região “Caminhos Coloniais”, Paraíba do Sul é um dos municípios do Centro Sul Fluminense que podem se enquadrar nos requisitos solicitados pelo Ministério do Turismo, desenvolvendo um projeto para fomentar a tradicional Festa de Bom Jesus do Matosinhos, que todos os anos atrai milhares de romeiros no mês de agosto para a localidade.
Localizado entre as montanhas, o local oferece ao público atrativos que o define por sua forma pitoresca como um recanto absolutamente aprazível; a igreja de Matosinhos é uma das mais belas edificações religiosas do centro sul, e conta com um fator quase que exclusivo: uma fonte de água mineral que é considerada pela comunidade católica como milagrosa. Além disso, existe a sala dos milagres, onde as pessoas atendidas no apelo da fé reúnem vários objetos como fotografias, roupas, bilhetes de agradecimento e membros de cera que representam a parte curada. Outra característica peculiar dessa pérola é a historia sobre o inicio da capela, que segundo consta, teria sido a imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos feita pelas mãos do artista barroco de Minas Gerais, Aleijadinho.
A impressão que se tem quando visita-se o local é a de que o tempo não passou naquela região, onde tudo é preservado de maneira primitiva, cachoeiras, matas, montanhas, e uma paz digna dos maiores templos religiosos espalhados pelo Mundo. Infelizmente, o poder público não faz a sua parte, que seria dar mais atenção ao local, levando benefícios mínimos como, por exemplo, melhorar o aspecto da fonte de água mineral, promover atividades culturais, divulgar o calendário das festividades e fomentar o turismo rural e religioso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário