sexta-feira, 9 de setembro de 2011

UM MITO CHAMADO ASFALTO


     Desde que a idéia de se asfaltar de Paraíba do Sul a Petrópolis foi lançada ainda no governo de Rogério Onofre, o povo de Sebollas sonha acordado com o que parecia impossível, que era a realização da obra e conseqüentemente a chegada do progresso.

Em 2005 já no governo do prefeito João Vicente, o sonho impossível se realiza 50% e a história da de nossa comunidade começa a mudar, pois, estavam sendo inaugurados cerca de 13 km de pavimentação asfáltica, entre Queima Sangue e Sebollas. O drama dos enfermos e gestantes que penaram por décadas sacolejando nos carros ou ambulâncias até chegarem ao hospital estava chegando ao fim. O prefeito João Vicente (que havia vencido de forma brilhante nas urnas da comunidade) e a governadora Rosinha entravam de vez na memória dos Sebolenses. Ainda sobraria para o Deputado Federal Fernando Lopes, que foi apresentado como o pai do Asfalto que também obteve esmagadora vitória em nossas urnas no ano seguinte.

A partir deste momento nossa comunidade ficava anualmente aguardando o grande “filé” do projeto, a obra que viraria a página na história do lugar, a obra que abriria de vez as portas para um crescimento proveitoso, que era o asfaltamento de Sebollas até Fagundes.

Junto com a cassação do prefeito João Vicente e a reeleição do então vice que assumira em seu lugar Gil Leal, nascia em Sebollas um grande mito, o mito do “quando o asfalto vier”. Este mito passaria a ser o maior vilão do crescimento local enquanto o asfalto não saísse, pois, cada terreno disponível, cada casa vazia, cada lote, cada fazenda só seriam colocados a venda “quando o asfalto vier”, pois assim tudo se valorizaria muito mais. Isso fez com que nada se vendesse e nada se comprasse na comunidade que praticamente parou nesses últimos anos.

A região de Secretário e Fagundes que já eram uma continuação de Itaipava, estão há algum tempo com as sua especulação imobiliária de veranistas bem saturada, e geograficamente a região de Sebollas é a próxima a ser ocupada. Daí essa ansiedade com o progresso que viria com o asfalto.
Além novos turistas e veranistas, seriam gerados com este crescimento vagas de pedreiro, servente, carpinteiro, pintor, jardineiro, caseiro, doméstica, eletricista entre outros, além do aquecimento e expansão do comércio, gerando assim mais renda e oportunidades para todos.

Em pelo menos três visitas à Paraíba do Sul o governador Sérgio Cabral afirmou que liberaria a verba para realizar a obra. Por que não fazer então? Algumas pessoas chegam a dizer que a obra só não saiu do papel por que o próprio idealizador do projeto, o ex-prefeito Rogério Onofre não encontrou um pai ideal para a sua idéia ou então o prefeito atual deseja realizá-la na hora certa. Enquanto isso, muito já foi gasto com base, terraplanagem e saibro, mais esse dinheiro gasto a água já levou.

Talvez eles não saibam, mais quando esta obra for concluída o nome do responsável será imortalizado pelo nosso povo por esta e muitas outras gerações. O reconhecimento também virá espontaneamente da forma mais aguardada por eles que é nas urnas. Nosso povo sempre retribui os grandes homens públicos que aqui deixam a sua marca proveitosa. Foi assim com Ninico Coelho, Geraldo do Chapéu, Nélson Aguiar, Ronaldo Santos, Rogério Onofre e muitos outros.

O ano de 2011 tem apresentado um pequeno crescimento imobiliário em Sebollas. Mais ainda é um grão de areia perto do que estar por vir. 2012 tem eleição e nosso povo está aguardando.
Esperamos humildemente que nosso maior desejo seja realizado o quanto antes para que começamos logo a escrever essa nova pagina da história, pois a atual está cheia, encardida e toda manchada.

Por Maninho Magdalena.

2 comentários:

Aldeir Félix Honorato disse...

Infelizmente ainda convivemos com políticos insensíveis, que jogam com os sonhos projetos das pessoas.
A população precisa abrir os olhos para não ser manipulada por aqueles que cometem um verdadeiro estelionato eleitoral.
Parabéns pela matéria!

Carlos Eduardo (Maninho Magdalena) disse...

Obrigado caro amigo Aldeir. Realmente esta situação do Asfaltamento de nossa estrada já está no limite. A comunidade e por que não a cidade inteira está deixando de ganhar muito com a estagnação atual da região.
Vamos torcer e torcer muito para que seja feito muito em breve.