quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A VERDADE SOBRE A FESTA DE MATOSINHOS 2011



Este ano a Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Paraíba do Sul recebeu como é tradição um número muito grande de fiéis.
Anualmente, centenas de ônibus, vans, carros e motos levam os romeiros ao Santuário e estes lotam os vários estacionamentos construídos no entorno da Igreja. Este ano porém, logo pela manhã no domingo, enormes congestionamentos travaram as duas vias de acesso ao Santuário. Foram cerca de 3 Km de engarrafamento na Estrada que liga a Werneck e 5 Km na estrada que liga a Petrópolis.
Quem chegou neste horário descreveu com um verdadeiro caos. Carros parados pelos acostamentos. Ônibus atrapalhando o fluxo, pessoas a pé, falta de paciência e tudo parado, ninguém entrava e poucos saíam.

Procuramos o Pe. Márcio Damasceno, reponsável pelo Santuário e este nos revelou o verdadeiro motivo do caos. Segundo ele, a culpa foi dos organizadores e administradores dos estacionamentos, que este ano foram terceirizados. Durante a madrugada, quando metade dos ônibus chegam, o pessoal do estacionamento não os conduziram para os estacionamentos mais altos que ficaram vazios(FOTO ABAIXO), com isso, os primeiros veículos fecharam a entrada dos estacionamentos e causaram um nó na chegada do Santuário. Durante o dia, com a chegada de mais ônibus, carros e vans, ninguém conseguia ter acesso aos estacionamento mais altos e por isso o congestionamento foi se formando.

Ainda segundo o Pe Márcio, graças ao bom trabalho da Prefeitura Municipal e da Polícia militar o caos não foi maior.
- Queria agradecer as Polícias Militar e Civíl, a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul, ao Corpo de Bombeiros e a todos os organizadores pelo brilhantismo da festa que mais uma vez teve recorde de público. Tivemos um problema com a equipe que administrou os estacionbamentos, coisa que no ano que vem não vai acontecer novamente. A cada ano melhoramos mais e mais os estacionamentos e o acesso a eles e se não fosse este problema todos os veículos teriam chegado ao Santuário, afirmou o Pe. Márcio.


Fotos: Aldeir Félix Honorato


Veja alguns vídeos sobre a festa e o problema dos estacionamentos acessando o Blog do Aldeir Honorato:
aldeirfelixhonorato.blogspot.com/2011/08/festa-de-matosinhos-2011-ate-quem-nao.html

Um comentário:

Aldeir Félix Honorato disse...

Parabéns pela matéria Maninho! Muito boa! Abraços!