quinta-feira, 31 de maio de 2012

PROJETO CINEMA POPULAR AGITOU SEBOLLAS NA ÚLTIMA SEXTA



Foi realizado com grande sucesso na última sexta a primeira apresentação do Cine Popular. Os alunos, professores e funcionários da escola da comunidade e principalmente a população de Sebollas prestigiaram o evento.
O projeto, vinculado a Faculdade de educação da UFRJ visa criar quatro escolas de cinema em quatro escolas da rede pública no estado do Rio de Janeiro a serem selecionadas. A Escola Vereador Antônio Ignácio Coelho de Sebollas, foi uma das escolhidas.
O projeto fornece a cada escola selecionada os equipamentos de cinema, como filmadora, projetor, microfone e computador.


Associado a isso, os professores Thiago Norton e Caroline Valle idealizadores do projeto,  colocarão em prática os conhecimentos adquiridos num curso de cinema realizados na UFRJ, onde  darão aulas de noções cinematográficas para os alunos da escola. Essa iniciativa fará parte do projeto “A construção de um Cineclube” ao qual será projetado uma vez por mês um filme que demonstre aos alunos que eles têm a capacidade de produzir bons filmes, e que existem outras linguagens e estéticas cinematográficas diferentes das de Hollywood (inacessível pelos altos custos dentro do projeto).
Na primeira semana foram exibidos:
Primeiros tempos  –  Filme feito pelos alunos em 2010
A poeira e o vento  –  Curta metragem vencedor do festival “É tudo verdade 2011”.
5 x favela, agora por nós mesmos -  Filme produzido por atores e cineastas moradores das favelas do Rio de Janeiro com o apoio do cineasta Cacá Diegues.
Além de participarem do filme, os alunos participaram da confecção dos matérias para a divulgação, distribuição desse material em locais estratégicos pela comunidade e ainda colocaram uma barraquinha de pipocas e doces para arrecadarem fundos para os formandos do 9º ano.
Projetos como estes que promovem educação e a cultura além do entretenimento e a interação e participação dos jovens e da comunidade são um exemplo que devem ser multiplicados sempre. Os professores Thiago e Caroline estão de parabéns e devem ter um merecido reconhecimento pela bela iniciativa.
                 



Nenhum comentário: